Fone:
(11) 3101-5100



A Perícia Judicial - Como redigir laudos e argumentar dialeticamente

A Perícia Judicial - Como redigir laudos e argumentar dialeticamente

 

Livro em estoque.

Prazo para postagematé dois dias úteis após a confirmação do pagamento.

(O prazo de entrega após a postagem depende da localidade e da modalidade de enviosendo estipulado pelos Correios)

Por: R$ 42.00 Comprar

Sinopse

O livro pretende conceituar, de formas sintéticas e em linguagemao alcance de leigos em direito e principiantes, o que é um processo judicial e qual o papel desses profissionais no seu desenvolvimento. Discorre sobre a perícia como gênero de prova jurídica, especificando as características de suas espécies (exame, vistoria, avaliação, etc.). Detalha a forma de compor laudos técnicos, explanando os pormenores da atuação de cada um. Mostra como pode ser subdividida a estrutura de um laudo, quais suas principais virtudes e os vícios a serem nele evitados de maneira prática, por meio de exemplos. A dialética - descrição exata do real, segundo Marx, ou a arte do diálogo, segundo Aurélio - deve reger a redação do laudo para conseguir expressar o pensamento do seu autor a fim de incutir em seus leitores adequadamente seu pensamento e permitir aos magistrados aplicar o direito e compor o conflito dos interesses entre os homens.

Ao mesmo tempo, apresenta excertos de decisões judiciais, enfocando a forma como os magistrados examinam os laudos e aquilo que esperam da prova pericial; aponta os principais tipos de ações que envolvem perícias de forma a mostrar o amplo campo profissional de atuação do engenheiro como auxiliar do Juiz.

Aos doutos, o livro pouca utilidaden terá, pois os assuntos nele abordados são corriqueiros, embora digam respeito a um dos ramos da engenharia ainda novo, porém em acelerado desenvolvimento nas últimas décadas. Terão eles, inobstante, a oportunidade de corrigi-lo e apresentar sugestões para aprimirá-lo em eventual segunda edição.

Procuraram seus autores imprimir-lhe cunho didático, o que justifica os numerosos exemplos de laudos que o integram.

                                                                                                                                                                    São Paulo, março de 1996

Autor

Autor: Joaquim da Rocha Medeiros Júnior e José Fiker

Joaquim da Rocha Medeiros Júnior é engenheiro civil e eletricista formado pela Escola de Engenharia Mackenzie (1949); pós-graduado em Engenharia de Avaliação e Perícias pela UNISANTA - Universidade Santa Cecília; professor em cursos de pós-graduação em Engenharia de Avaliação e Perícias de Engenharia do CENAP - Centro Superior de Aperfeiçoamento Profissional da Fundação Álvares Penteado; estagiário e engenheiro associado ao escritório de Projetos Estruturais Roberto Rossi Zucollo; engenheiro do Banco Hipotecário Lar Brasileiro; engenheiro do Departamento de Obras Públicas de São Paulo; co-autor do trabalho "Cost-Aprouch: The Third Component", menção honrosa no X Congresso Panamericano de Avaliações (Chicago, 1975); Membro da Comissão Redatora das Sugestões de Normas (1968) e Normas para Avaliação em Desapropriações nas Varas da Fazenda Municipal (1975); co-redator das Normas para Avaliação de Imóveis Urbanos do IBAPE/SP (1973 e 1995); coordenador da Comissão Redatora do Código de Ética do IBAPE/SP; Personalidade do Ano em 1996 pelo IBAPE/SP; Medalha de Mérito de 2000 do Sistema CONFEA/CREAs; membro da Comissão Redatora das Normas para Avaliação de Imóveis Urbanos do IBAPE/SP-2005.

José Fiker é doutor em Semiótica e Linguística Geral (com enfâse em Laudos Periciais) pela USP. Engenheiro civil, advogado e administrador de empresas, com longa folha de serviçoes prestados ao Metrô de São Paulo, Caixa Econômica Federal, Banespa, Eletropaulo, EMURB, entre outras. Foi fundador e primeiro presidente da Câmara de Valores do IBAPE - Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Instituto de Engenharia, perito dos Tribunais de Alçada e Justiça. Coordenador da Divisão de Avaliações e Perícias do Instituto de Engenharia. Graduado em Português, Latim e Linguística, é professor e coordenador do curso de Pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia da FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado (Engenharia Legal e Técnica de Redação de Laudos), Assessor Jurídico da Diretoria do IBAPE NACIONAL, diretor presidente da EMBRAVAL - Empresa Brasileira de Avaliações S/C Ltda. Colaborou e colabora nas comissões de normas de avaliações de imóveis da ABNT, do IBAPE/SP e dos Peritos Judiciais, tendo ministrado a maioria dos cursos de avaliações de imóveis do IBAPE/SP e do CREA. Autor de livros publicados pela Editora Pini e pela LEUD. Pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia. Medalha de Ouro - melhor trabalho do ano - Instituto de Engenharia.



Obras Publicadas:

A Perícia Judicial - Como redigir laudos e argumentar dialeticamente.

Características


4ª edição 2013



Formato 14 x 21 cm



176 páginas - brochura



ISBN - 9788574562896


PagSeguro
LIVRARIA E EDITORA UNIVERSITÁRIA DE DIREITO LTDA.
Rua Senhorinha Deolinda de Freitas, 62 – Jardim Santa Beatriz
Fone: (11) 3101-5100
Guarulhos – SP – CEP: 07121-180
E-mail: leud@leud.com.br
Copyright © 2011 Editora Leud - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: SeuCliente.com.br